quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Melhores Filmes: O Poderoso Chefão 3


Informações:
The Godfather: Part III (O Poderoso Chefão: Parte III) é um filme estadunidense de 1990, do gênero drama, dirigido por Francis Ford Coppola e com roteiro baseado em livro de Mario Puzo. O roteiro insere versões para recontar e interligar de forma fictícia eventos reais, tais como a súbita morte do Papa João Paulo I (1978) e o escândalo do Banco Ambrosiano (1981-1982).

Sinopse:
A história do filme começa em 1979, com um breve flashback sobre os momentos trágicos da Família Corleone. Michael Corleone está com 59 anos de idade e ainda se sente culpado pelo desenrolar dos acontecimentos. Seu irmão adotivo, Tom Hagen, está morto. A propriedade dos Corleone em Lago Tahoe está abandonada. Michael e Kay se divorciaram em 1959 e ele ficou com a custódia dos dois filhos, Anthony e Mary. Michael retorna a Nova Iorque, onde usa sua energia e poder para restaurar sua dignidade e reputação.


Michael criou e se tornou mantenedor de uma instituição de caridade, a Fundação Vito Corleone. Durante uma cerimônia na Catedral de Saint Patrick, presidida pelo arcebispo Gilday, Michael é agraciado com a comenda de Comandante da Ordem de São Sebastião.

Vincent Mancini, filho ilegítimo de Sonny Corleone (morto no primeiro filme), aparece na festa após a cerimônia. Ele se envolveu numa disputa com Joey Zasa, um perigoso chefão mafioso ligado aos Corleone. Michael acaba por apoiar Vincent e o convida a entrar para a família, enquanto isso Zasa se declara inimigo de Michael. Michael continua com seus planos e negocia com o Banco do Vaticano uma operação milionária, ajudado pelo Arcebispo Gilday.


Observações:
Se torna visível no último filme a mudança de comportamento de Michael Corleone, pois evidencia a tentativa do mesmo de legalizar os negócios da família, inclusive, se afastando dos demais membros da comissão (reunião de todos os gângsters de Nova Iorque).

Outro ponto importante, é a demonstração de carinho que o mesmo revela aos seus filhos, principalmente à sua filha, e a preocupação com a mesma quando esta se relaciona com Vincente. O temperamento, e as falas de Michael se tornam mais amenas, demonstrando a necessidade do mesmo se retirar de suas atuações antigas, inclusive na tentativa de fazer com que sua ex-esposa volte para ele.



Do mais, o filme continua contagiante, e ao mesmo tempo, demonstra as preocupações e fantasmas que povoam a mente de Michael, principalmente a culpa pelo assassinato de seu irmão Fredo (parte II). Tal situação se torna visível quando o mesmo, sofrendo o ataque cardíaco, chama pelo nome do irmão morto, ou mesmo, quando ao se confessar com o futuro Papa, demonstra seu arrependimento pela ordem de morte dada contra o irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário